Reciclagem de Polímeros

Reciclagem de Polímeros

A Álvaro de Sousa Borrego S.A. sabe que muitas vezes as oficinas de reparação automóvel deparam-se com alguns problemas no que diz respeito à reciclagem das partes plásticas do automóvel. Desta forma é nosso objectivo ajudar divulgando uma solução para a reciclagem de plásticos.

A Recypolym Lda, cujos sócios são Rui Matos e Carlos Santos, está vocacionada para a reciclagem mecânica de polímeros (plásticos) provenientes dos automóveis (reparação e Veículos em Fim de Vida), constituindo deste modo um destino ecologicamente viável, valorizando um resíduo produzido no decurso das diversas actividades que envolvem o automóvel e colocando sob a forma de matéria prima para a produção novas peças de plástico.

Devidamente licenciada para as operações de gestão de resíduos, possuí uma linha triagem, separação e trituração de plástico, permitindo produzir um material de elevada qualidade e colocá-lo à disposição da indústria do plástico de modo a realizar um novo ciclo de vida para o material.
Não dispondo de uma estrutura logística própria, a Recypolym Lda julga ser esta uma das áreas em que este projecto é inovador adoptando uma solução a cada caso, independentemente da dimensão do produtor de resíduo.

Resumindo, a Recypolym lda, compromete-se a não cobrar qualquer valor pela aceitação dos resíduos de plástico provenientes das actividades inerentes à reparação/recondicionamento automóvel, podendo mesmo valorizá-los mediante valor de mercado. Sempre que houver um intermediário na recolha e/ou transporte, poderá a Recypolym Lda suportar parte ou a totalidade desse valor desde que sejam criadas as condições que melhor sirvam os interesses das entidades envolvidas, tendo sempre em consideração a perspectiva de menor custo para as empresas de reparação automóvel.

Rui Matos e Carlos Santos, promotores da Recypolym Lda, apresentam a ideia: "no nosso decurso académico constatámos que os resíduos causavam uma enorme preocupação às empresas e oficinas. Após algum estudo sobre o assunto, verificámos que no caso particular dos polímeros (plásticos) não havia uma solução adequada e racional para o seu tratamento e sua posterior incorporação em novos produtos, ou seja, não havia uma solução nem ambiental nem economicamente viável. Para as empresas e oficinas produtoras de resíduos torna-se bastante dispendioso, e por vezes penoso, encaminhar os seus próprios resíduos para empresas licenciadas ao tratamento adequado. Desta forma, surgiu-nos a ideia de desenvolver uma empresa que fosse útil e vantajosa, não só para o ambiente, mas também para estes produtores de resíduos, favorecendo assim, o nosso país com uma nova eco-indústria."

Recypolym Lda 
Ninho de Empresas de Mortágua
Rua da Gandarada, nº19 - Sala 4
3450-133 Mortágua

Promotores: Rui Matos (rui.matos.car@gmail.com) e Carlos Santos (carlos.santos.car@gmail.com)