Manutenção e Limpeza das Pistolas - Dicas
Limpeza e manutenção das pistolas de pintura
As pistolas de pintura necessitam de manuentção e devem ser limpas totalmente, quando muito, no final do dia de trabalho. Aproveitando a sua experiência da actividade de repintura automóvel, os técnicos da SATA fazem algumas recomendações de limpeza.
1. Frequência da Limpeza
Ao longo do dia - Após cada utilização é necessário limpar o canal de tinta da pistola. No caso de ser necessário, a boquilha deve ser igualmente limpa.
Ao final do dia - as pistolas devem ser cuidadosamente limpas, tanto manualmente como em máquinas de lavar pistolas.
2. Fluidos de limpeza
Quando se trabalho com tintas aquosas devem ser utilizados fluidos de limpeza neutros e com um valor de pH de 6 a 8.
Quando se utilizam máquinas de limpeza com sistemas de recuperação de dissolventes é necessário acrescentar regularmente dissolvente fresco, porque os produtos reciclados tendem a ganhar acidez com o tempo, podem tornar-se agressivos, danificando a superfície das pistolas.
Devem seguir-se sempre as instruções do fabricante.
3. Ferramentas de limpeza
Na limpeza das pistolas não devem ser utilizados objectos pontiagudos, afiados ou ásperos.
O ideal é utilizar pincéis ou trapos limpos, mas não escovas de metal.
No caso de haver focos de sujidade muito resistentes, existem escovas e agulhas especiais para limpeza de orifícios das boquilhas.
4. Lavar e secar
Tanto no caso de limpeza manual como em máquinas específicas a pistola deve no final da limpeza ser cuidadosamente limpa com fluido de limpeza e seca de imediato. Este detalhe é muito importante para o bom estado, tanto do canal de tinta, como da rosca da boquilha. A secagem deve ser feita por dentro e por fora da rosca, para evitar possíveis focos de corrosão
5. Lubrificar
Depois de bem seca, os componente móveis da pistola devem ser lubrificados utilizando uma massa lubrificante especial isenta de silicones e ácidos.
>>> Faça download da notícia completa